Acompanhar gastos e rendimentos é a melhor forma de controlar os gastos e manter sua conta positiva

Ter controle financeiro é uma rotina que faz parte do cotidiano de poucas pessoas. Isso acontece porque os conceitos de organização financeira são pouco difundidos no Brasil e pelo fato de as pessoas não planejarem seus gastos de acordo com os valores de suas remunerações.

Neste cenário, a melhor maneira de organizar sua vida financeira é equilibrar as finanças, tendo em vista todos os gastos fixos e variáveis, além de se planejar também em relação aos objetivos de curto, médio e longo prazo, que exigem investimentos financeiros. Confira dicas essenciais para você iniciar seu planejamento financeiro:

• Conheça suas receitas e despesas

É preciso identificar como e quanto você está gastando seu dinheiro. Nesta etapa, é fundamental anotar todos os gastos, independentemente da relevância e do valor, afinal, a somatória de todos os pequenos gastos pode representar uma quantia impactante no fim do mês. Outra dica é atualizar uma planilha com todos os valores que entram e saem da sua conta, se possível, preenchendo o documento diariamente. A criação dessa planilha pode parecer um desafio que exige muita disciplina e organização, mas existem diferentes modelos e aplicativos disponíveis na internet que podem, inclusive, categorizar as movimentações financeiras.

• Diminua gastos não planejados
Ter controle de todos os gastos é uma prática que permite identificar para onde está indo seu dinheiro, fator que possibilita perceber quais destes gastos são desnecessários e que podem ser evitados ou diminuídos. Assim, você pode começar a se auto educar para comprar, preferencialmente, somente o que você precisa. Ao identificar situações
em que a compra só acontece por conta de um impulso consumista, você também começa a elaborar estratégias para fugir das armadilhas de estímulo ao consumo.

• Crie estratégias de compras
Pagar à vista é a forma ideal para adquirir um produto, mas como nem sempre sobra dinheiro para todo o mês, é necessário criar estratégias sobre quais as melhores opções de compra. Optar por fazer compras à vista deve ser utilizado quando o produto é ofertado com desconto nesta modalidade, permitindo que você compre o produto por
um valor mais barato. Já a compra com cartão de crédito deve ser feita nas lojas que não concedem descontos à vista e possibilitam que você compre a prazo em várias vezes sem juros.

• Estabeleça objetivos e prioridades financeiras
Para nortear o controle de gastos mensais, é fundamental definir metas e prioridades, como a compra de um imóvel ou uma viagem em família, assim, é mais fácil abrir mão de alguns gastos corriqueiros.

%d blogueiros gostam disto: