De poupador a gastador em excesso. Descubra seu comportamento com as finanças

Cada indivíduo possui um jeito de ser e de se portar socialmente. Os aspectos da personalidade também influenciam na forma como cada pessoa age em relação ao dinheiro. Conhecer seu perfil financeiro é fundamental para ter noção dos hábitos cotidianos e obter autocontrole em gastos desnecessários. Para ajudá-lo a corrigir falhas que impedem seu crescimento, listamos os tipos de perfis financeiros mais comuns:

Gastadores  

Quem tem o perfil financeiro gastador gosta de viver o aqui e o agora. Com esta visão, os gastadores consomem sem se importar com o amanhã, muitas vezes gastando mais do que possuem por conta de maus hábitos financeiros, decisões pautadas na emoção, consumismo e zero controle em relação às receitas e despesas. Ao destinar recursos para comprar objetos, roupas e ostentar um estilo de vida mais caro do que de fato possuem, as pessoas deste perfil não costumam determinar objetivos a médio e longo prazo a serem conquistados por meio de uma economia em determinado período.

Desligados

Quem tem o perfil desligado costuma terminar o mês sem gastar mais do que deveria, mas também sem economizar nada. Quando fazem alguma dívida, conseguem pagá-las, mas sempre aguardam o dia em que ganhará o suficiente para poder começar a poupar. Devido ao descontrole das finanças, as pessoas deste perfil costumam ter a percepção de que o dinheiro some rapidamente da conta, sem entender como, mesmo tendo ciência do destino de todo o salário.

Poupadores

Quem tem o perfil poupador costuma se preocupar com o futuro, abrindo mão de viver o agora. Com esta visão, os poupadores costumam pensar muito antes de fazer uma compra, pois entendem a importância de guardar dinheiro, logo, não se importam em reduzir os gastos para alcançar o que desejam. Em geral, costumam analisar se o bem adquirido vale mesmo o valor cobrado, se é necessário ou se não pode ser substituído por outro bem semelhante, de menor preço. Por isso, muitas vezes podem ser vistos como avarentos.

Planejadores

Quem se enquadra nesse perfil pensa no futuro, como o poupador, mas tem diferentes estratégias para alcançar seu objetivo. O planejador estabelece uma meta econômica e trabalha para alcançá-la. Ao estabelecer seu planejamento financeiro, ele conhece suas fontes de rendas e gastos e, antes de fazer um investimento, estuda as possibilidades de riscos e ganhos.

Independentemente do seu perfil financeiro, é importante ter em mente que este tipo de comportamento pode mudar com o passar dos anos. Fale com o seu gerente caso queira obter a solução financeira que melhor se enquadra ao seu perfil financeiro.

%d blogueiros gostam disto: