Viver ou obter parte da renda a partir de investimentos faz parte do desejo de grande parte dos brasileiros. Para atingir este objetivo é fundamental determinar estratégias financeiras a curto, médio e longo prazo que norteiem um conjunto de ações direcionadas para a obtenção e rendimento dos seus recursos.

Confira os passos iniciais para gerar renda a partir de investimentos:

Quite suas dívidas

Para começar é essencial colocar a sua vida financeira em ordem, eliminando dívidas e financiamentos com pagamento previstos para médio e longo prazo. Na etapa inicial de planejamento é fundamental estabelecer um fluxo de caixa que retrate as entradas (receitas) e as saídas (despesas). Também é fundamental estabelecer prazos de pagamento para as pendências financeiras de grande duração.

Determine sua renda mensal 

A partir do planejamento sobre sua atual situação financeira, é necessário determinar a quantia de renda mensal que você julga necessária para ter qualidade de vida sem precisar trabalhar. O objetivo é determinar um valor próximo ao seu salário, de forma que você considere manter o seu atual estilo de vida.

Calcule os recursos

Determine a quantia que você poderá poupar e investir mensalmente ou em determinados períodos do ano para encontrar a quantidade de recursos que você necessita acumular para garantir o seu padrão de vida futuro. Nesta etapa é fundamental conhecer a rentabilidade que você terá a partir do seu investimento. A melhor alternativa para se aproximar dos valores reais é acompanhar a rentabilidade do seu atual patrimônio ao longo dos últimos 24 meses.

Estipule o prazo para acúmulo do capital

Analise fatores como seu patrimônio atual, capacidade de investimento ao longo dos anos e seu padrão de vida futuro para determinar o prazo necessário para acúmulo dos recursos. O objetivo é determinar a partir de quando e por quanto tempo será possível utilizar o capital arrecadado, sem levar em conta o patrimônio financeiro liquido, considerando que casas e automóveis não se transformam em dinheiro facilmente.

%d blogueiros gostam disto: