Coopnore | A Instituição financeira dos notários e registradores 
Coopnore
A COOPNORE

CONHEÇA A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES

A Cooperativa

A Coopnore nasceu em 2005 pelo esforço do então presidente do Colégio Notarial do Rio Grande do Sul Sérgio Afonso Manica , do Colégio Registral do mesmo Estado Adão Freitas Fonseca e de mais 20 profissionais tabeliães e registradores. Cerca de dois anos após a inauguração da sede em Porto Alegre, a cooperativa obteve autorização do Banco Central (órgão que regula as instituições financeiras, inclusive cooperativas de crédito) para operar no Estado de Santa Catarina e teve sua agência de Florianópolis inaugurada oficialmente em Setembro de 2008.

Com duas agências em operação no sul do país e em franca expansão e captação de clientes, a Coopnore deu início a um processo junto ao BACEN com o objetivo de operar nas principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A autorização foi concedida em 2015, ano de inauguração das agências Belo Horizonte e Rio de Janeiro e, consequentemente, em 2016, a agência São Paulo.

Saiba um pouco sobre cooperativismo de crédito

O cooperativismo chegou ao Brasil formalmente através do padre Theodor Amstad, familiarizado com o modelo alemão e que implantou-o, em 1902, na cidade de Linha Imperial, atual Nova Petrópolis. Podemos considerar o marco do cooperativismo no país.

De forma simples, uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira constituída pela associação de um grupo de pessoas com o objetivo de prestar serviços financeiros unicamente para os seus associados. Os cooperados atuam como proprietários e usuários da cooperativa, utilizam seus produtos e serviços assim como participam da gestão. Os produtos e serviços equiparam-se aos oferecidos pelos bancos com diferença na tributação. Fato que permite a prática de taxas e tarifas inferiores às demais do mercado assim como a divisão das sobras (nome dado ao resultado positivo da cooperativa) entre os cooperados na proporção das operações que cada um realiza diretamente com a cooperativa.

Todo associado possui poder de voto e independe da sua cota de participação no capital social da cooperativa. As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, tais como transporte, educação e agropecuária.

Diretoria e Conselho

Diretoria Executiva Gestão 2013-2017




Conselho de Administração Gestão 2013-2017




Conselho Fiscal Gestão 2016-2019


CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER UM ASSOCIADO COOPNORE.

ASSOCIE-SE