Durante a tarde da última sexta-feira (24.08), Conselheiros, Diretores e Delegados de núcleos da Coopnore participaram de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a fim de tratar sobre novas propostas advindas do Conselho de Administração da instituição. A AGE foi realizada em Porto Alegre, sendo transmitida por videoconferência aos Delegados das unidades de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os principais temas abordados no dia foram a desfiliação da Coopnore da Central das Cooperativas de Crédito Mútuo do Rio Grande do Sul (CECRERS), a aprovação da filiação da Coopnore ao sistema da Central de Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Rio Grande do Sul (Unicred Central RS) e nova proposta de Estatuto Social da Cooperativa.

Antes da votação, o diretor geral, Altamar Garcia Mendes, realizou uma explanação sobre os atuais sistemas da Coopnore e o que deverá ser adotado na nova proposta, apresentando os números da Unicred, realizando uma contextualização e explicando as razões para a tomada de decisão. Dentre os motivos, está a necessidade de consolidar o projeto de expansão da Coopnore nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo apresentação do diretor, os critérios adotados para a escolha da Unicred foram a segurança operacional, a compatibilidade dos produtos e serviços, os custos e a preservação da marca Coopnore.

A diretora operacional, Deborah Real, também demonstrou aos presentes as diferenças nas operações do sistema atual e o novo sistema Unicred, com relação à atualização de saldos, envio de DOCs e TEDs, talões de cheques, abertura de contas correntes, dentre outros. Uma das principais diferenças foi a ampliação dos horários de envio de TEDs e DOCs e pagamento de títulos.

O presidente da Coopnore, Sérgio Afonso Manica, relembrou o início da instituição e todos os passos que foram percorridos até então. “Hoje sinto orgulho deste projeto, projeto de sucesso no meio notarial e registral. Temos objetivos a alcançar e precisamos de novas ferramentas para expandir; uma nova capacidade de interação entre a cooperativa e os associados”, comentou.

Em seguida, foi realizada a votação da desfiliação do sistema antigo e filiação ao novo, com a participação de todos os Delegados de núcleos das unidades, sendo aprovada a mudança por unanimidade dos presentes. O presidente acrescentou que a Unicred foi o “porto seguro” encontrado para que a cooperativa continue a caminhada de expansão.

Já o diretor Altamar Garcia deu início à próxima pauta, enfatizando que o novo sistema provocará alterações no Estatuto e que este deverá ter sua estrutura modificada, acrescentando novos tópicos aos já existentes

A reforma do Estatuto Social foi aprovada conforme proposta do Conselho de Administração, compreendendo a inclusão de Títulos, Capítulos e Seções, em face da integração sistêmica ao sistema da Unicred e uso da marca, com exclusão de dispositivos relacionados à CECRERS (antigo sistema), além de outras adequações.

O presidente Sergio Afonso Manica ainda enfatizou que o Estatuto Social estará à disposição dos delegados para que estes possam verificar as modificações.

O superintendente Rainor Monoel Soares Fraga também comentou sobre a importância da segurança operacional e das melhorias do novo sistema. Já o vice-presidente, José Carlos Guizolfi Espig, relatou sobre as dificuldades que eram encontradas pelos associados para operarem com a Coopnore.

O presidente Sérgio Afonso Manica relatou outros motivos que fizeram os Conselhos escolherem a Unicred como novo sistema. “Buscamos eficiência, tecnologia e vantagem econômica. Isso vai desonerar nossas equipes de trabalho. É uma vantagem econômica na mão de obra, nos custos operacionais. É uma agregação que visa dar um pulo de qualidade. Teremos um parque tecnológico e assessorias à disposição. A pauta é urgente sob pena de ainda continuarmos tendo problemas como já tivemos”, opinou.

Presente na oportunidade, o Diretor Geral da Unicred Central do Rio Grande do sul, Rodrigo Borges, também falou aos presentes, colocando o sistema Unicred à disposição e agradecendo pela confiança depositada.

%d blogueiros gostam disto: