Do ponto de vista da educação financeira, uma dúvida comum é analisar qual a opção mais vantajosa na hora de fazer uma compra: pagar à vista ou parcelado? Escolher com consciência a melhor forma de pagamento pode ajudar a economizar  recursos.

Isso porque poucas pessoas pensam nas consequências que a escolha da forma de pagamento pode acarretar durante o decorrer do mês, mas ter em mente o próximo período pode auxiliar na organização da sua vida financeira. Essa percepção torna-se constante quando é feito um acompanhamento dos gastos e rendimentos de maneira eficiente. Neste link já falamos sobre fazer este acompanhamento.

Neste sentido, ainda que no primeiro momento o pagamento à vista se apresente como a opção mais vantajosa, em alguns casos o parcelamento pode ser escolhido. Na prática é importante analisar as oportunidades de desconto à vista frente às condições de parcelamento sem a inclusão de juros.

Listamos abaixo possíveis cenários em que as possibilidades de pagamento melhor se encaixam. Confira quais são e encaixe em sua realidade. Caso tenha dúvidas, procure o seu gerente, a COOPNORE está sempre ao seu lado!
Pagamento à vista
Esta modalidade de pagamento deve ser escolhida quando o comprador dispõe de recursos suficientes para a compra do produto ou serviço, sem que este dinheiro esteja destinado ao pagamento dos custos fixos ou para reserva de investimentos.

É importante analisar se o desconto oferecido para a compra à vista é maior do que o rendimento dos investimentos. Outra alternativa é destinar o montante para uma aplicação e adquirir o bem via parcelamento, desde que as condições de juros sejam baixas e inferiores à rentabilidade do investimento.

O pagamento à vista é a melhor opção para o consumidor que já possui recursos necessários para quitar a dívida em um prazo curto.

Pagamento Parcelado
Esta modalidade de pagamento também se apresenta como uma boa opção em determinadas situações. Isso porque optar pelo pagamento parcelado permite a economia de parte dos recursos para situações de emergência. Ela também se apresenta como alternativa quando a taxa de juros embutida no parcelamento não for superior ao rendimento da sua aplicação financeira.

O pagamento parcelado é a melhor opção para o consumidor que optar por deixar o seu dinheiro rendendo na aplicação financeira, enquanto quita a dívida mensalmente.

%d blogueiros gostam disto: