Para muita gente conseguir que o salário seja suficiente para quitar todas as dívidas e ainda sobre uma quantia até o próximo pagamento não é uma tarefa fácil. Para quem enfrenta esta dificuldade, é importante entender que ter controle financeiro e mudar alguns hábitos é fundamental para escapar deste cenário de escassez.

Isso porque a forma com que se lida com o dinheiro é tão importante quanto os valores à disposição, tendo em vista que só conseguem prosperar e economizar as pessoas que dedicam um pouco do tempo para planejar os gastos e percebem a importância de ajustar o padrão de vida.

Confira algumas dicas para ajudá-lo a fazer o salário render o mês inteiro:

Organize as finanças

Estabeleça um fluxo de caixa indicando as entradas (receitas) e as saídas (despesas), por meio de categorias que indiquem os tipos de gastos existentes (moradia, educação, alimentação, saúde, transporte, lazer, etc.). Você pode optar por um app de controle financeiro em seu smartphone, montar sua própria planilha de controle financeiro ou anotar tudo em um caderninho. O importante é registrar todos os gastos para ter um controle financeiro efetivo de quanto ganha, quanto poupa, quantas parcelas precisa pagar e quanto gasta mensalmente com itens fixos e com despesas eventuais.

Planeje o uso do seu salário

Após identificar para onde vai o seu salário todos os meses, é necessário adequar os seus gastos às suas receitas. O objetivo é definir o orçamento destinado para todos os seus gastos antes de efetivar as compras ou os pagamentos. Dessa forma é possível manter o controle do planejamento que você mesmo já estabeleceu.

Diminua os gastos variáveis

Para sair de uma situação de descontrole financeiro, é fundamental encontrar fontes alternativas de renda, cortar gastos ou renegociar dívidas e prazos. Dentre essas opções, a mais rápida é a redução das despesas variáveis. Estabeleça um limite para a compra de itens que não são fundamentais para a sua sobrevivência. Criar um limite no número de saídas com os amigos ou procurar alternativas mais baratas, como reuniões em casa, também ajuda.

Mantenha controle periódico

Após estabelecer o planejamento e controle financeiro, o ideal é manter essa prática de maneira periódica, com o objetivo de acompanhar o que acontece com o seu dinheiro e se há maneiras de economizar mais. A alternativa pode se tornar válida ao registrar todos os gastos diariamente e/ou ao optar por preencher uma tabela mensal, desde que a prática de estudar suas finanças de forma detalhada seja feita ao menos uma vez por mês.

%d blogueiros gostam disto: