Site irá oferecer serviços de escrituras e procurações on-line no Estado

Na tarde desta quinta-feira (13.12), a COOPNORE – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral – lançou oficialmente a plataforma Cartório Digital, que oferecerá ao cidadão serviços cartoriais como certidões, escrituras e procurações, de forma on-line, por meio do endereço http://acesso.cartoriodigital.net.br.

Durante a cerimônia, foi encerrado o projeto piloto, que foi disponibilizado para o funcionamento em 19 Cartórios de Notas de 16 cidades do Estado e que teve como objetivo realizar testes na plataforma. Para o presidente da Cooperativa, Sérgio Afonso Manica, os últimos quatro meses de teste mostraram o sucesso do projeto, além de ter garantido a segurança necessária para a realização dos atos.  

“É com muita felicidade que estou aqui hoje, dando boas-vindas a vocês e ao nosso projeto, que nesses meses de teste mostrou a eficiência que sempre esperamos. Lançamos hoje nosso maior desafio, o que me dá muito orgulho de estar, mais uma vez, participando de um novo projeto. Mostramos que o Rio Grande do Sul continua a ser vanguarda no que diz respeito aos serviços cartorários, e queremos continuar a dar este exemplo a Brasil todo”, comemorou Mânica.

Na sequência da cerimônia, o responsável pela criação e desenvolvimento da plataforma, Eduardo Arruda, explanou sobre os testes realizados e exemplificou o funcionamento da plataforma, mostrando os números obtidos durante essa fase inicial. “Esses quatro meses nos mostraram que estávamos no caminho certo. Testamos a Cartório Digital em diferentes cidades, para garantir o funcionamento adequado quando o projeto fosse implementado oficialmente. Foram solicitados 150 atos, dos quais 83 foram totalizados, cadastrando 125 clientes durante os testes. Os números podem parecer baixos, mas no que se refere a testes, estão além das expectativas. Agora lançamos e rumamos ao sucesso definitivo”, pontuou Arruda.

O participante da fase de testes do projeto, Leonardo Garcia, tabelião substituto no Tabelionato de Notas, Protestos e Ofício dos Registros de São Lourenço do Sul, deu um depoimento sobre a sua experiência com a plataforma, mostrando-se otimista e entusiasmado com a continuação do projeto, agora de forma oficial.

“Quando conhecemos a plataforma, ficamos curiosos e ao mesmo tempo receosos, porque não sabíamos como iria funcionar. Quando percebemos o entusiasmo dos clientes com a possibilidade de solicitar os atos de forma on-line, sem ter que se deslocar até o cartório, vimos que estávamos no caminho certo. Estamos em uma cidade litorânea e são muitos os empreendimentos que estão sendo realizados por lá agora. A possibilidade de trabalhar com a Cartório Digital aumentou nosso movimento, e foi muito gratificante poder colaborar com esse grande projeto”, afirmou Garcia.

Em sua saudação aos presentes, a corregedora-geral da Justiça do Estado, desembargadora Denise Oliveira Cezar, se mostrou satisfeita com a fase de testes, onde afirmou o compromisso da atual gestão do Tribunal de Justiça do Estado em colaborar com projetos que visem o desenvolvimento tecnológico dos serviços extrajudiciais.

“Fico muito honrada de estar aqui hoje e, atualmente, colaborando com uma classe tão inquieta e ousada como a de vocês. Normalmente, o que chega até nós na corregedoria, são os problemas e as reclamações, mas de vocês, eu recebo as soluções. Os notários e registradores gaúchos têm se mostrado dispostos a colaborar com a evolução dos serviços, e eu não poderia estar mais entusiasmada em participar dessa transformação tecnológica com vocês. Contem sempre com o apoio da Corregedoria da Justiça do nosso Estado”, concluiu a juíza-corregedora.

Para finalizar o evento, o diretor geral da COOPNORE, Altamar Garcia Mendes, agradeceu a presença dos convidados, além de comemorar, junto ao presidente da Cooperativa e ao desenvolvedor do projeto, o sucesso da plataforma.

“Estamos entusiasmados com a Cartório Digital e precisávamos dividir isso com vocês, aqui presentes. Agora contamos com os nossos associados para utilizarmos a plataforma e impulsionar o desenvolvimento das serventias extrajudiciais do Rio Grande do Sul”, finalizou Mendes.

O próximo passo da Cartório Digital é a expansão gradual dos serviços aos demais Cartórios de Notas do Estado, seguida pela disponibilização da tecnologia para as demais especialidades dos serviços cartorários, como Registro de Imóveis, Registro Civil, Protesto de Títulos e Registro de Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica.

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades do Estado, como a corregedora-geral da Justiça do Estado, desembargadora Denise Oliveira Cezar, o vice-presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, os juízes-corregedores da Justiça do Estado, Maurício Ramires e Vanize Rohrig Monte, além dos presidentes das entidades das Classes Notarial e Registral João Pedro Lamana Paiva, Danilo Alceu Kunzler, Cláudio Nunes Grecco, Ricardo Kollet e Romário Pazutti Mezzari.

%d blogueiros gostam disto: